segunda-feira, janeiro 12

Música: Eurovisão, nos seus primeiros quatro anos



1964 Oração, António Calvário





1965 Sol de inverno, Simone de Oliveira



1966 Ele e ela, Madalena Iglésias





1967 O vento mudou, Eduardo Nascimento




Estas foram as quatro primeiras interpretações portuguesas no Festival da Eurovisão, festival esse onde se têm descoberto, desde há 44 anos, alguns dos maiores êxitos da música portuguesa.
Dos quatro acima referidos destaca-se António Calvário, que sendo o pioneiro nestas andanças musicais por palcos televisivos europeus, se torna no embaixador primeiro da música portuguesa, com este tema de cariz religioso, com uma força extraordinária da voz do primeiro cantor português que...saiu do armário (mais uma vez pioneiro, este senhor).
Reza a lenda (se é que se pode chamar a isto lenda, e não facto histórico), que após a actuação de António Calvário, alguém se manifestou contra os regimes fascistas português e espanhol...porém as câmaras não o mostraram.



Simone de Oliveira teve uma grandiosa prestação em 1965, mas seria mais tarde, com a "Desfolhada portuguesa" que viria a alcançar o seu auge. Os versos desta canção, "Sol de Inverno" são maravilhosos, e um instrumental remete para o jazz, tão esquecido na primeira metade do século. Um verdadeiro clássico.



Quanto a Madalena Iglésias, e a sua prestação de "Eu e ela"...não preciso de proferir quaisquer palavras. A canção fala por si! Absolutamente festivaleira, de ficar no ouvido, interessante, com melodias fantásticas, uma verdadeira diva do pop português, sem quaisquer reminescências de pimba e piroso!



Eduardo Nascimento, que nem Barack Obama da música portuguesa (perdooem-me a analogia, mas foi irresistível), arrasou em 67, com os seus movimentos soul, e voz poderosa. Em 2008, no programa "A minha geração", da RTP 1, voltou a interpretar a mesma canção ao lado de Teresa Radamanto.




Na próxima semana, teremos no artigo, artistas Carlos Mendes e Tonicha.

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, foi uma optima ideia terem mostrado os primeiros 4 anos das participações de Portugal no festival da eurovisão mas lanço-vos um desafio de nos mostrarem as melhores cançoes de sempre dasparticipaçoes de Portugal.
E os anos em que portugal melhor se representou efectuando honrosas particpaçoes