quarta-feira, fevereiro 4

Pintura: O Pintor de Alenquer - João Mário

Antes de mais deixo aqui as minhas desculpas, aos leitores e aos restantes elementos do grupo, por na quarta-feira passada não ter publicado nenhum artigo de blog. A razão para não o ter feito foi muito forte, como o nosso grupo realizou na passada sexta-feira uma tertúlia sobre o fado eu, como os restantes elementos, tive muito trabalho durante a semana passada relacionado com a tertúlia. Para além da falta de tempo derivada do imenso trabalho de preparação para a tertúlia, na quarta-feira é quando eu, e mais 3 elementos do grupo, temos teatro (o que ocupa a tarde quase toda) e eu na terça-feira e na quinta-feira tenho o meu curso de pintura à noite a que eu, na semana passada, não podia faltar.

No último artigo de blog que publiquei, iniciei uma nova fase para os meus artigos: a segunda metade do século XX. Desta forma hoje vou vos apresentar um pintor de Alenquer (perto do nosso concelho): João Mário.
João Mário Avres D’Oliveira nasceu a 1932, em Lisboa. Desde muito cedo foi residir para Alenquer onde actualmente tem o seu ateliê e um museu com o seu nome. A vocação para a pintura foi sentida por João Mário desde muito cedo, em 1950 dedicou-se exclusivamente à pintura a óleo e passou a frequentar o curso de desenho e o de pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes. Após este curso, passou a ter aulas de pintura ao “ar livre” com o prestigiado mestre de pintura Álvaro Duarte d’Almeida.

A sua primeira exposição teve lugar em Lisboa no Salão Colectivo da Sociedade Nacional de Belas Artes, no ano de 1954. Todos os quadros que João Mário expôs foram adquiridos por um coleccionador inglês dotado de uma certa importância. Desta forma o pintor passou a expor anualmente neste salão (até 1974), o que, em 1958, lhe valeu uma Menção Honrosa da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Em 1965 João Mário viaja pela Europa e pinta várias telas em países como a Espanha, a França, a Itália, a Alemanha, a Áustria e a Suíça, obras estas que foram expostas e vendidas na sua totalidade.

Em 1967 é eleito membro do Grupo de Artistas Portugueses. Em 1987 viaja novamente pela Europa, expondo em Madrid no ano de 1990. Um ano depois expõe na Galeria Euroarte em Lisboa, exposição essa que intitulou como “Homenagem a Lisboa”. Finalmente em 1992 inaugura o Museu João Mário em Alenquer que conta com cerca de 400 dos mais prestigiados artistas portugueses e estrangeiros. (Aproveito esta deixa para vos aconselhar a visitar este museu, infelizmente ainda não tive oportunidade para o visitar pois quando foi a Alenquer para o efeito o museu encontrava-se fechado).

Os quadros de João Mário encontram-se em vários museus e instituições (câmaras, bibliotecas, restaurantes…) nacionais: em Ovar, Vila Franca de Xira, Sintra, Figueira da Foz, Tábua, Sabugal, Viseu, Portimão, Lisboa, Nazaré, Santarém, Porto, Alenquer, Sesimbra, Ota e Montejunto. Para além de todas estas localidades portuguesas, também se pode encontrar obras do pintor João Mário pelo mundo, principalmente em colecções particulares, como por exemplo: na Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Suíça e Venezuela.












João Mário já realizou cerca de 54 exposições individuais, 179 colectivas e possui cerca de 34 prémios. Atrever-me-ia a dizer que João Mário é um grande pintor, mas como aprendi ontem com o meu mestre de pintura a palavra “pintor”, dita da forma anteriormente referida, é também utilizada como um insulto, significa “aldrabão”, por isso fico só por dizer que João Mário pinta extraordinariamente bem!

Prémios:
1958-
Menção Honrosa da Sociedade de Belas Artes
1959- Prémio Abidis Hotel de Santarém
1960- 1º Prémio de Pintura a óleo
1961- Medalha de Prata em Pintura
1962-Prémio pecuniário
1966- Medalha de Honra em ouro
1967- Medalha Cidade de Abrantes
1970- Prémio Governo Civil de Lisboa
1971- Prémio Companhia de Seguros Império
1972- Prémio Câmara Municipal de Santarém
1973- 2º Prémio de Pintura a óleo
1979- Prémio Câmara Municipal de Alenquer
- 1º Prémio da Secretaria de Estado da Cultura
1980- Prémio da Escola Ferreira Borges
- 5º Prémio Olisiponense
1981- Prémio de Honra “Crítico de Arte Prof. Reynaldo dos Santos”
- Menção Honrosa da Câmara Municipal de Lisboa
1982- 1º Prémio Bayer
1983- Medalha de Prata
-Medalha
1984- 2º Prémio
-Prémio BES & Comercial de Lisboa
1985- Prémio de Honra “Pintor Rosa Mendes”
1987- 1º Prémio Pintura “Reader’s Digest”
1988- 1º Prémio Pintura
1989- Menção Honrosa
-Prémio Galeria de Arte Capitel
1993- 1º Prémio em Pintura
-Medalha de Mérito (Grau Ouro)
2001- 2º Prémio em Pintura
-Medalha de Prata
- Prémio Oscar Della Cultura 2001 (Florença, Itália)
2005- Medalha de Mérito Cultural da Academia de Artes e Letras de Paranaguá (Brasil)

12 comentários:

RA disse...

a minha família tem quadros deste senhor :D

Anónimo disse...

Faço um desafio ao pintor João Mario, que seja tão benemérito como bom artista e entregue a uma instituição do Concelho de Alenquer, os 2.500€ mensais vitalicios que conseguiu da Câmara e aprovado à pressa antes das últimas eleições Autarquicas de 11 de Outubro de 2009.

Anónimo disse...

caro anónimo...
não se preocupe com o dinheiro do grande homem que é o pintor joão mário.
se houvesse mais homens como ele, certamente viveríamos num mundo bem melhor, sem inveja e mesquinhez que o senhor denota ter.

José Carrilho (Go Detail) disse...

E tem um museu criado por sua iniciativa, onde exibe não só as suas obras como as de outros artistas.

maria jose reliquias disse...

SENHOR MARIO, GUSTAVA MT DE CONHECELO. ADMIRO AS SUAS PINTURAS
TENHO UM FILHO COM ESSE DOM. DESDE PEQUENO COM 4 ANOS QUE DESCUBRI QUE TINHA O DOM DA PINTURA. EU TAMBEM GUSTAVA MUITO DE DESENHAR, QUANDO ERA NOVA, MAS COMO NAO ME DAVAM VALOR DEIXEI. MAS O MEU FILHO NAO VIVE SEM PINTAR É COMO UM VICIO.

maria jose reliquias disse...

mjreliquias@gmail.com

tina disse...

O pintor João Mário é de uma genereosidade enorme. Só quem não o conhece pode pensar o contrário.
Para além de ser dotado de muito talento é acima de tudo uma pessoa de bem e por quem as pessoas de Alenquer nutrem uma enorme simpatia e orgulho.
Para além de outras iniciativas, é frequente aceitar visitas escolares no seu Museu, ou ir até às escolas fomentar o interesse na pintura. O seu espaço (particular) é aberto à comunidade frequentemente com iniciativas gratuitas sobre temáticas que vão desde a música tradicional a históricas.

Espero que voltem um dia as iniciativas da câmara municipal de Alenquer, onde se faziam workshops semanais à volta da pintura e orientados pelo João Mário.

Alvura disse...

Caro Senhor,
Vi uma colecção de pacotes de açúcar ( creio de 30 ), que me entusiasmou e gostava de a adquirir!

Gostaria que me informasse como fazê-lo? o meu email é victoralvura@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,
Victor Alvura

Francisco Fernandes disse...

Boa tarde, Srª João Mário,
Tive conhecimento da série de trinta pacotinhos de açucar alusiva a algumas das suas obras.
Gostaria muito de os adquirir, pergunto como posso fazê-lo, aguardo, o meu contacto é:
francisco.azinheira.fernandes@gmail.com
Com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Buona tarda senor Jaoa Mario

Se você pode inviar um número de seu produto
PINTURAS JOAO MARIO COM ACUCAR de 30 PACOTES
para a minha coleção,
E um muito, muito bom e bonito e eu
adoraria esta série (com açúcar) entrar em minha coleção.
Muito obrigado e espero uma resposta para você para sim ou para não.
Se ok, meu endereço e-mail
ornellabergonzisugar@libero.it
Mea direzion:
ORNELLA BERGONZI
VIA BRENNERO n. 8
21052 BUSTO ARSIZIO (VA)
ITALIA

Anónimo disse...

Boa tarde senor Jaoa Mario

Se você pode inviar um número de seu produto:PINTURAS JOAO MARIO COM ACUCAR de 30 PACOTES, para a minha coleção.
E uma series muito, muito bom e bonita e eu adoraria esta série entrar em minha coleção, e espero uma resposta para você para sim ou para não.
MUITO OBRIGADA.
meu endereço e-mail:
sarata@sarata.it
Minha morada:
SARA TAGLIAVINI
VIA DONATORI 26
40066 PIEVE DI CENTO (BO)ITALY

Anónimo disse...

Boa tarde senor Jaoa Mario

Se você pode inviar um número de seu produto:PINTURAS JOAO MARIO COM ACUCAR de 30 PACOTES, para a minha coleção.
E uma series muito, muito bom e bonita e eu adoraria esta série entrar em minha coleção, e espero uma resposta para você para sim ou para não.
MUITO OBRIGADA.
meu endereço e-mail:
sarata@sarata.it
Minha morada:
SARA TAGLIAVINI
VIA DONATORI 26
40066 PIEVE DI CENTO (BO)ITALY