Nesta e na próxima semana os meus artigos serão sobre a internacionalmente conhecida pintora Paula Rego. O primeiro artigo, o de hoje, terá um carácter biográfico como os restantes artigos que realizo, e o segundo artigo, o da próxima semana, será constituído por duas partes: a primeira será uma análise das obras da pintora tendo como base várias análises de diversos profissionais, e a segunda parte será uma reflexão pessoal sobre as obras e o sucesso da autora, assim como uma reflexão/análise do estatuto e da pintura dos artistas plásticos no nosso país.
Paulo Figueiroa Rego nasceu no ano de 1935 em Lisboa. Desde muito nova que se interessou pelo desenho e em 1952 começou a estudar pintura na Slade School of Art em Londres, onde permaneceu até ao nascimento da sua filha em 1956. Durante vários anos a pintora participou em várias exposições que tiveram lugar sobretudo em Inglaterra e Portugal, mas também nos Estados Unidos da América, Brasil e França. A sua primeira exposição individual em Portugal deu-se a 1961 na Sociedade de Belas Artes de Lisboa, e foi aclamada como um sucesso crítico, já a sua primeira exposição individual em Inglaterra só se veio a realizar mais tarde, em 1981, na Air Gallery e, Londres. Paula Rego conta com vários prémios, dos quais o prémio Celpa/Vieira Silva e Grande prémio Soquil. A pintora Paula Rego foi o primeiro artista associado da National Gallery e é equiparada à ilustre Vieira da Silva, que na opinião de qualquer um que conheça a obra desta, é uma grande honra.
A sua mais recente exposição foi exposta no Museu Rainha Sofia, em Madrid, entre 25 de Setembro e 30 de Dezembro. Esta exposição teve um carácter retrospectivo dividindo o percurso da pintora em quatro: 1953/66, 1981/93, 1993/2000, 2000/2006; e evidencia a passagem das primeiras obras da pintora para as dos últimos anos que contêm um carácter mais narrativo.
NOTA: http://paularego.blogs.sapo.pt/ (neste blog podem vizualizar mais obras e saber mais sobre a pintora, assim como, ver vídeos, nomeadamente da sic notícias, com noticias sobre Paula Rego)
Sem comentários:
Enviar um comentário