domingo, outubro 19

Música: A castiça Hermínia Silva!

Um ser que inicia a sua vida caindo da janela do 1º andar de sua casa (com apenas 8 meses!!!), sobrevive a tal acidente, e que aos 13 anos já cantava ao lado de Alfredo Marceneiro...apenas se poderia tornar num ser de génio elevado, que acabaria por se tornar num mito na voz e nos ouvidos dum país.

Esta é Hermínia Silva.

O meu fado foi sempre de revista. De teatro, afirmou algures na sua carreira. Tal constatação da própria obra não poderia estar mais correcta.

Famosa pela sua interpretação do fado inspirada no humor do teatro revisteiro, Hermínia Silva foi pioneira numa das relações mais consistentes e duradouras da cultura portuguesa, a do fado com a revista.

Vendendo uma quantidade inimaginável de bilhetes no Parque Mayer, arrastando uma multidão de admiradores obcecados pela sua espontaneidade artística; Hermínia Silva evolui no meio teatral, acabando por se tornar segunda figura (logo a seguir a Beatriz Costa) no teatro Variedades, seguindo depois para palcos como o Coliseu, o Monumental e o Apolo.

Mas a pioneira no uso do xaile branco por cima do xaile negro não só lançava cartas na sua amada Lisboa, conquistando todo o país e até o estrangeiro, especialmente países com grandes comunidades portuguesas. Destaca-se a digressão a Espanha, Brasil, E.U.A. e Canadá. Porém a fadista mais castiça de todas recusou muitos contratos no estrangeiro devido...ao seu medo fatal de andar de avião!

No entanto, foi no Solar da Hermínia, em Benavente, que o segundo vértice do fado (a seguir a Marceneiro e antes de Amália) se tornou numa das fadistas mais adoradas do povo, ora pelas suas interpretações sempre cheias de alma, ora pelas gargalhadas que roubava ao público com expressões como Anda Pacheco! ou Isso bem picadinho que é pra voz sobressair!.

Por entre interpretações da "Casa da Mariquinhas", "A Velha Tendinha", "Fado da Sina" que envolviam a alma de cada português; incursões ao cinema em clássicos como "Aldeia da Roupa Branca", "O Homem do Ribatejo" e "Costa do Castelo"; condecorações várias; críticas recheadas de humor e até duetos com José Cid (!!!)...Hermínia conquistou o respeito de todos, a adoração de muitos (inclusivé da sua fa acérrima Amália!) e um sorriso de diversão e orgulho a Portugal.






4 comentários:

Anónimo disse...

bela crónica... infelizmente, não assisti ao vídeo por o meu pc , actualmente, não possuir placa de som... mais tarde voltarei novamente.

mas gostei!

Anónimo disse...

ISACtamente, uma diva portuguesa!
bastante sucinto, apelativo, boas imagens.
apesar de gostar do roxo como fundo, acho que 1 imagens relacionadas com portugal tornavam o blog mais agradável e hamonioso, bem como 1 piano suave...sabe bem enquanto se lê sobre artes!

=D

desejo-vos um belo 19 na pauta de AP!!!!! =P
(ñ desejo 20 porque as Ciências Forenses do ano 2006/2008 é que arrasaram!...poças, só aquele sangue estava demais! ^^)

Beijoca grande para todos, mostrem a esse CAOS o que é A Arte! x') (vá...apedregem-me! ahahah!)

Anónimo disse...

2007/2008*

lol

ADORO-O BLOG!!!
(ñ ia estar a desperdiçar 1 coment a rectificar o meu erro neh!? xD)

Anónimo disse...

Na minha ignorância musical, sempre achei o Fado com uma conotação um tanto árabe. :)

no entanto que bom acordar assim...
Adoro Herminia Silva, e adorei ouvi-la aqui, o meu muito obrigado e parabens ao(s) realizador(es) dessa "história corrida", bem contada e emocionante que é o fado da nossa fadista amada!

Wilson