


Porém, a utilização da guitarra portuguesa como principal instrumento em Portugal, em vez do saxofone, deve ser entendida como positiva. Como base para tal afirmação, invoco a originalidade portuguesa e autonomia musical, a elevada qualidade do fado da primeira metade do século, e o manter das tradições e do produto nacional. Não que o fado seja um movimento anti-jazz. Não, de todo! Não esqueçamos as já mencionadas semelhanças! O ponto da questão é que o fado surge como um desviar das "modas" da altura.
De qualquer maneira, deixo-vos aqui um episódio de incursões aos blues em vozes portuguesas. O vídeo conta com a interpretação de Amália do clássico do soul "Summertime", originalmente composto nos anos 20, e mais tarde popularizado por ícones dos blues como Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. Note-se a junção do sentimento lusitano, ao ritmo negro americano. Dentro de poucas semanas colocarei uma mostra do que é o jazz em Portugal em português de Portugal.
Tivemos, no entanto, de esperar pelo fim do século(!!!) para, finalmente, ouvir jazz em português, na voz de artistas como Rui Veloso, Maria João e Mário Laginha , e Jacinta. Claro que este cantar de blues não é uma cópia dos clássicos de início de século, sendo que o espírito português faz a diferença na adaptação do estilo americano á língua de Camões. Mas isso já é outra história, de outro artigo...
1 comentário:
não, nunca ouvi falar da Teresa Paulo. mas já li... agora. tenho pena de não poder ouvir os vídeos. :(
tenho de arranjar maneira de colocar som no PC. continuação de bom trabalho!
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