terça-feira, maio 26

Arte Popular: A Arte de Bordar.

Quando utiliza agulha e linha, para adornar tecido, está a praticar uma das mais antigas artes da história, o bordado. Já os povos de civilizações antigas e sociedades primitivas utilizavam o bordado para adornar as suas roupas e os artigos das suas casas.

Muitos dos pontos que conhecemos e usamos hoje em dia, podem ser reconhecidos em bordados de todo o mundo, alguns trabalhados já há mais de 2 mil anos. O ponto de cruz, um dos pontos mais antigos registados, foi conhecido com tendo origem na Grécia antiga.

Durante muitos séculos, as bordadeiras trabalharam copiando os desenhos dos vários artistas directamente para os tecidos. No início do século XVII, apareceram livros que mostravam desenhos com motivos de pássaros, flores, animais e árvores, entalhados em madeira. Os bordadores, tanto homens como mulheres, aplicaram-nos nos artigos de casa e do vestuário. No final do século XVIII, o bordado era considerado como uma actividade de grande valor para as mulheres e a publicação das revistas femininas forneceram novas fontes de desenhos para bordados.

Para muitas pessoas, o bordado constitui uma parte importante da sua vida. O prazer de passar uma hora tranquila a bordar e a profunda satisfação de executar belos trabalhos, trazem alegria e dão uma sensação de continuidade à vida, tanto para homens como para mulheres, de todas as idades e nacionalidades.

Existem pelo menos quatro tipos de bordados:


O ponto de cruz é um ponto fácil de aprender em qualquer idade. Pode ser feito tanto da esquerda para a direita, como da direita para a esquerda, mas é importante que os fios superiores do ponto de cruz tenham todos a mesma direcção em todo o desenho.
O ponto de cadeia é um dos pontos mais populares do bordado sendo usado para os contornos, para confeccionar bandas e orlas de outros pontos e também para preenchimento de desenhos. Neste ponto é importante que se mantenha a tensão correcta e que as argolas sejam todas do mesmo tamanho e formato. É utilizado para execução de projectos modernos e muito simples.
O ponto pé de flor é, frequentemente, usado para bordar os caules das plantas dos desenhos, mas geralmente é utilizado como ponto de contorno. Este ponto é trabalhado da esquerda para a direita.
O ponto atrás é muito útil para marcar os contornos no bordado de estilo livre, realçando assim o seu bordado. É importante que todos os pontos sejam do mesmo comprimento.

1 comentário:

Unknown disse...

bom gostei muitos desse texto falando de bordado tiaram muitas duvidas brigado por me ajudar com o dever de casa bjossssssss