sábado, fevereiro 7

Cinema: O Feitiço do Império Português

Depois de vos falar sobre António Lopes Ribeiro, hoje apresento-vos o seu primeiro filme realizado sobre as colónias africanas de Portugal.

Este filme é intitulado por “Feitiço do Império” e aqui têm a sinopse do filme.

Sinopse: Emigrante português nos EUA, Francisco Morais não esquece a sua terra natal e também devido ao pouco entusiasmo do filho que se quer nacionalizar americano, decide leva-lo a uma caçada em Angola. Assim, ao visitar Lisboa, Guiné, São Tomé, Angola e Moçambique, fica deslumbrado com todas as maravilhas das colónias. Após isto, o portuguesismo e o “feitiço do império” influenciam-no na sua decisão de se nacionalizar americano. E para ajudar, é tratado por Mariazinha, após ser atacado por um leão.

Este filme foi o primeiro que abordou as colónias ultramarinas e a obra do Estado Novo de colonialização. Por isso, esta película foi integrada na Missão Cinematográfica às Colónias de África, da qual António Lopes Ribeiro foi nomeado director, como já referi no meu artigo anterior.

Este documentário sobre as colónias portuguesas em África é considerado pelo realizador como a sua melhor obra neste âmbito. Depois deste filme realizou outros documentários, como por exemplo:

· Exposição Histórica da Ocupação, 1938
· Viagem de sua Excelência o Presidente da República a Angola, 1939
· Guiné, Berço do Império, 1940
· As ilhas Crioulas de Cabo Verde, 1945

Todos estes filmes e documentários, realizados por António Lopes Ribeiro e outros realizadores, sobre as colónias portuguesas como também a Missão Cinematográfica às Colónias de África tinham como (principal) objectivo a exibição do Império português, durante o Estado Novo. Foi uma via que Oliveira de Salazar utilizou para enaltecer o nosso país.

Este documentário estreou no cinema Eden, a 23 de Maio de 1940, o qual teve a honra da presença do ilustre António Oliveira de Salazar, e foi produzido nas instalações da Tobis Portuguesa.

Hoje, deste filme, apenas encontramos a banda de imagem, conservada na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Sem comentários: