quinta-feira, novembro 27

Arte Popular: o jogo do pião.

Os jogos tradicionais portugueses são bastante interessantes e de fácil prática. O jogo do pião praticado especialmente pelos rapazes durante a primeira metade do século vinte volta a surgir sobretudo nos pátios da escola.
Este jogo pratica-se da seguinte maneira:

Disposição inicial: pode tratar-se de uma competição de tempo fixado ou de um encontro em que o pião deve tocar nos outros piões com o objectivo de os projectar para fora de um círculo de ante-mão desenhada no chão e manter-se em movimento giratório.
Desenvolvimento: o movimento resulta de um cordel enrolado é volta de um pião. O cordel segura-se com a mão de uma das extremidades, na qual desenrolando-se o faz girar.

Participantes: pode ser jogado sozinho ou com outros jogadores.

Material: pião e cordel.

Peço as minhas inteiras e sinceras desculpas por só hoje colocar o meu artigo no blog. Na anterior sexta-feira (dia vinte e um de Novembro), deparei-me com alguns problemas de saúde de familiares. Apenas hoje tive possibilidade de o colocar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sei que como elemnto do grupo vos podia dizer isto pessoalmente, mas desta forma o meu comentário pode ficar registado no nosso blog. lembro-me de quando era pequena o meu irmão tinha um pião igual ao da figura e costumávamos jogar muito com ele. Era muito divertido! Acho realmente uma óptima ideia falar destes joguinhos tradicionais.
(Já agora visitem o meu blog: estojodepintura.blogspot.com)