sábado, novembro 8

Cinema: Um, Dois, Três... Acção!


A sua história

O Costa do Castelo é um filme português realizado por Arthur Duarte, em 1943. Caracteriza-se pela presença de actores como António Silva, Milú e Hermínia Silva. O tema abordado neste filme está também um pouco retratado noutros filmes do realizador como por exemplo no filme Leão da Estrela. O Costa do Castelo fala de amor. De reencontros, de paixões aparentemente perdidas mas que vivem mais perto do que imaginado. É um filme que ainda hoje transmite nostalgia e que nas personagens vemos um pouco de nós.

O seu realizador

Arthur Duarte, nascido a 17 de Outubro de 1895 e falecido a 22 de Agosto de 1982, teve o seu maior êxito com filmes como O Costa do Castelo. Começou como actor, mas o seu gosto pela criação e realização de filmes aproximou da carreira de cineasta. Foram os seus filmes cómicos, que deram à sua carreira força e prestigio. Entre eles, os filmes de renome como o Leão da Estrela, A Menina da Rádio e O Noivo das Caldas, conhecidos pelo público.


A sua protagonista


A protagonista deste filme é Milú (seu verdadeiro nome Maria de Lurdes de Almeida Lemos), que interpretava o papel de Luisinha, uma rapariga pobre que se viria a casa com um rapaz de boas famílias. Neste filme, Milú transparece a sua incomparável beleza, notório em todos os filmes privilegiados pela sua presença, como também o encanto da sua voz na canção “A Minha Casinha”. Sim, esta canção não é um original do conhecido grupo Xutos e Pontapés. A sua versão muito mais roqueira que hoje conhecemos é uma homenagem, feita pelo grupo musical à grande vedeta do cinema português. Milú nasceu a 24 de Abril de 1926 e faleceu a 5 de Novembro de 2008. Mas o seu talento, tanto para a arte da representação como musical, irá permanecer para sempre nas nossas memórias e eternamente gravado nos filmes marcados pela sua presença em cena.

1 comentário:

Otário Tevez disse...

ok... passei por cá para deixar de votos de continuação de bom trabalho e afins... hum... então... que tenham uma continuação de bom trabalho.


e afins

!