segunda-feira, novembro 17

Música: Sobre Alfredo Marceneiro



Alfredo Marceneiro é o fadista masculino português mais acarinhado de sempre. Idolatrado pelo povo, Marceneiro conquistou o seu público com os seus famosos requebres na voz, que davam outra vida á música.
No "Livro de Oiro" do fadista constam inúmeras frases acerca do homem que conquistou a sua Lisboa, e todo o Portugal com a sua alma de fadista.
Melhores do que eu para falar de Marceneiro, são os seus companheiros de vida e eternos fãs.
São as seguintes, algumas frases sobre Alfredo Marceneiro.


"Se eu não fosse Hermínia Silva gostava de ser Alfredo Marceneiro."
HERMÍNIA SILVA


"O Alfredo é, para mim, um dos “grandes” do Fado. Tão sincero na vida como na arte. Por tudo, vai para ele a mais sincera simpatia e a maior admiração."
LUCÍLIA DO CARMO


"Alfredo Duarte junta à sua qualidade de ser um excepcional interprete do Fado, atributos de ser um perfeito homem de bem."
VALENTIM DE CARVALHO

"Porque sou “Alfacinha da gema” porque amo o Fado e todas as coisas da minha terra, aqui vai a minha sincera homenagem ao Alfredo Marceneiro, o maior fadista da minha geração, o maior e melhor representante da minha querida Lisboa."
RAUL SOLNADO

"A Severa e o Alfredo Marceneiro, são o fado deste país."
MÁRIO DE ARAUJO


"O Alfredo Marceneiro é o próprio Fado com alma e coração."
LUIZ PIÇARRA

"O único fadista!"
JOSÉ RÉGIO

"Guardo entre as profundas emoções da minha vida o som pessoalíssimo da voz do Alfredo Marceneiro. Ele e o Fado são um e a mesma pessoa."
JOÃO VILLARET

"Mais que um fadista, Alfredo marceneiro é a carne e o sangue, o coração e a alma do Fado. O próprio Fado. Aquela voz estranha, semi-rouca, cava, -que não é dado a todos sentir nem compreender... dá-nos todas as gamas de sensações imagináveis, traduz todos os estados de alma. Acaricia e arranha. Dulcifica e amarga. Fere e cura. (...) É tempestade a rugir e brisa a refrescar. Epopeia de vencido e amargura de triunfador. Por isso, o Alfredo -é grande..."
FRANCISCO RADAMANTO


"Depois de ouvir o Alfredo Marceneiro cantar até me sinto mais fadista."
FERNANDO FARINHA

"O Fado tem tido muitas mulheres, algumas, mesmo, heroínas da canção dolente e bonita. Homens - só um: Alfredo Marceneiro. Ligou o passado ao presente, e com a sua alma errante, luminosa e ingénua, colocou o Fado num plano de “Auto do Povo”, que ficará na história do nosso tempo."
NORBERTO DE ARAÚJO

"O Alfredo Marceneiro a cantar, uma guitarra a gemer, e temos o Fado castiço e puro. A eterna canção da nossa terra."
EUGÉNIO SALVADOR


"O Alfredo Marceneiro faz-me lembrar os frascos de essência rara! Que pequeno homem!... Que grande alma!..."
Dr.JOSÉ DUQUE

"Alfredo tu és o fado!..."
AMÁLIA RODRIGUES

Sem comentários: