domingo, novembro 2

Música: 15 factos que precisa de saber sobre a Canção de Coimbra

*Tem Origem no século XIX, sendo o expoente deste século Augusto Hilário(ao lado).

*Originalmente, o Canto de Coimbra era operístico.

*Especialmente no século XX, o modo de cantar a música da universidade passou a ser "lamechas, doentio, piegas, que dominava o ambiente musical académico" de início de século.

*O fado de Coimbra reflecte, por um lado,o saudosismo tipicamente português, a ternura dos amores de estudante, por outro o vigor da juventude, o "idealismo das atitudes", as esperanças de um amor possível.

*Na década de 1910, António Menano começa um cruzamento entre o melancólico Fado de Coimbra e o ritmo alegre das canções e fados de Lisboa.

*Edmundo Bettencourt (abaixo) também tem um papel considerável no "arejar" da Canção coimbrã, fundindo o estilo inconfundível dos académicos de Coimbra, com algumas características da música popular de outras regiões do país, tornando o fado mais rico.

*Faz parte de quase todas as manifestações de carácter estudantil, tendo como principal exemplo a Queima das Fitas.

*O fado de Coimbra ultrapassou as fronteiras da cidade, instalando-se também no Porto e em Braga.

*Exclusivamente cantado e tocado por homens.

*As calças e a batina preta, cobertas por capa de fazenda de lã preta são traje ilustrativo da canção coimbrã.

*É cantado à noite, em sítios escuros. Porém o locais mais típicos para as interpretações são o Mosteiro de Santa Cruz e a Sé Velha.

*As serenatas, interpretadas à janela das raparigas que os rapazes pretendem namorar, são outros dos tradicionalismos das tunas de Coimbra.

*"As cordas são afinadas um tom abaixo, e a técnica de execução é diferente por forma a projectar o som do instrumento nos espaços exteriores, que são o palco privilegiado deste Fado. Também a guitarra clássica se deve afinar um tom abaixo. Esta afinação pretende transmitir à música uma sonoridade mais soturna, relativamente ao Fado de Lisboa."

*Zeca Afonso e o pai de Carlos Paredes, Artur Paredes, iniciaram-se nas tunas coimbrãs.

*"Fado Hilário" é um dos clássicos de Coimbra, entre outros. Curiosamente, o tema mais conhecido sobre Coimbra não é um Fado de Coimbra, e dá pelo nome de "Coimbra é uma lição".

Abaixo uma interpretação da "Balada da Despedida do VI Ano Médico"

Sem comentários: