quarta-feira, novembro 26

Pintura: Cartoon

Na semana passada falei-vos de uma das maiores personalidades da banda desenhada, para demonstrar as várias facetas da pintura. É por isso que esta semana decidi mostrar também um tipo de pintura diferente, neste caso os cartoons. Este tipo de crítica caricaturada é algo a que estamos muito habituados hoje me dia, estas podem ser vistas em jornais, revistas e exposições.
A personalidade que vos apresento nasceu aqui muito perto, em Vila Franca de Xira a 12 de Abril de 1953. Trata-se de António Moreira Antunes.

Breve Biografia:
  • A sua carreira inicia-se em Março de 1974 quando executa um desenho que viria a ser uma alegoria à revolução de Abril.
  • Em Dezembro do mesmo ano insere-se no Expresso após já ter passado por outros jornais como o Diário de Notícias, O Jornal, A Vida Mundial e A Capital.

  • Em 1975, numa edição do Expresso, inicia uma banda desenhada intitulada de Kafarnaum.

  • Em 1983 é lhe atribuído O Grande Prémio no XX Salão Internacional de cartoon em Montreal.

  • Os seus trabalhos passam a ser divulgados no catálogo Views of the World da agência internacional Cartoonists & Writers Syndicate.

  • Nos anos 80 faz várias caricaturas ao governo, nelas está incluída uma ao então primeiro-ministro Mário Soares, e edita o seu primeiro Álbum de Caras e, mais tarde, o Álbum de Caras II.

  • É já nos anos 90, em 1993, que executa o cartoon mais polémico da sua carreira: o Preservativo Papal. No mesmo ano são assinalados os seus 20 de carreira com uma edição especial do Expresso que consiste nos seus 20 melhores trabalhos.





1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Finalmente decidi deixar um registo da minha passagem pelo vosso espaço. Fiquei a saber que o cartonista António, cujos trabalhos gosto bastante, é natural do nosso concelho.Estamos sempre a aprender!