Antes da mini-biografia de Alfredo Marceneiro com que vos presentearei na próxima semana, dou-vos a conhecer, caros leitores, um dos factos que mais me surpreendeu ao pesquisar sobre esta lenda do Fado.
Sim. Já adivinharam através do título. É o facto de ter sido Alfredo Marceneiro o responsável pelo fadista começar a cantar de pé.
“Uau!” exclamei eu. “Ah, isso é treta.” afirmam convictamente alguns cépticos. Não os censuro. Também eu pensava que o Fado havia sempre sido cantado de pé. Ignorância minha, ou de todos, o facto é que afinal o Fado era cantado sentado…mas queiram saber a história do início.
***
Estávamos no ano de 1921 e os primeiros empresários da produtora de cinema Chiado Terrasse convidam Marceneiro para cantar nos intervalos das exibições cinematográficas, de modo a cativar mais público aos cinemas, que ainda não despertava o interesse das massas.
Estando Alfredo Marceneiro no auge da sua carreira, atrai público aos cinemas. As produtoras lucravam, os fadistas aproximavam-se do grande público (uma vez que, ao que parece, a ideia generalizada era que os fadistas eram “indivíduos de mau porte”…).
Foi numa destas actuações na Chiado Terrasse que Alfredo Marceneiro tem um dos seus repentes de criatividade e levanta-se para cantar Fado
“Todos os fadistas cantavam sentados e os espectadores mais distantes tinham a tendência de se levantarem afim de poderem ver quem estava a actuar. Isto provocava um certo burburinho que prejudicava as actuações e, com a atitude de Alfredo Marceneiro, o Fado ganhou outro respeito. A partir desse dia, os tocadores e os fadistas passaram a ter um lugar de destaque nas salas onde actuavam e o Fado começou a ser cantado em pé.”
***
Ora aí está! Velhos do Restelo, descrentes, ou simplesmente desconhecedores do facto…rendam-se ás evidências. As fontes são fidedignas. Alfredo Marceneiro iniciou o Fado cantado de pé.
Nua I
Há 15 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário