sábado, janeiro 3

Cinema: Onde encontras o Passado e o Presente do Cinema Português

Se procuras filmes, informação ou documentos sobre o cinema português, o melhor lugar onde tal podes encontrar é na Cinemateca.

Esta instituição pública foi criada em 1948, na cidade de Lisboa onde ainda se encontra até hoje, após um conjunto de antigos documentos do Secretariado Nacional de Propaganda. O seu primeiro director foi Manuel Félix Ribeiro e a 28 de Setembro de 1958 teve lugar no Palácio Foz a primeira sessão de cinema pública.
Entre 1973 e 1979 a Cinemateca Nacional torna-se numa divisão do Instituto Português de Cinema, ainda com a direcção de Manuel Félix Ribeiro. Com a necessidade de mais espaço para as suas actividades, o Estado adquire, em 1979, uma moradia na rua Barata Salgueiro onde em 1980 são inauguradas as novas instalações de Cinemateca Nacional onde ainda hoje a podemos encontrar.
Em 1991, João Bénard da Costa tornar-se o novo director na Cinemateca Nacional até hoje. Entre 2001 e 2002 são realizadas obras de restauração. Neste período de remodelações, matam-se algumas saudades das antigas instalações. Foi no Palácio Foz onde decorram as actividades da Cinemateca durantes aqueles dois anos.

Após as remodelações, a Cinemateca Nacional reabre na rua Barata Salgueiro com as salas de cinema renovadas e com o espaço museográfico 39 Degraus.

Temos ao nosso dispor zonas como o Museu, com o espaço museográfico 39 Degraus dividido em três salas. A Sala dos Carvalhos, onde existe uma exposição permanente com peças cinematográficas (com livros, aparelhos e fotografias), a Sala do Cupido, onde estão expostas lanternas usadas também em espectáculos, e a última a Sala 6x2 destinada a projecções cinematográficas modernas.

Têm também 3 espaços destinados à projecção de filmes, a maior sala com 227 lugares, a sala Dr. Félix Ribeiro, outra com 47 lugares com o nome Luís de Pina e um terraço para projecções de cinema ao ar livre, durante o Verão.
Podemos recolher toda a informação obre o cinema português na sua biblioteca que dispõem uma sala de consulta e outra de leitura.

A última criação da Cinemateca foi a Cinemateca Júnior, em 2007, com sede nas antigas instalações da Cinemateca Nacional. Neste novo espaço as crianças têm acesso a ateliês, à exposição permanente interactiva sobre o pré-cinema e a visualização de filmes tanto para as crianças como para as suas famílias.

Faz parte da Cinemateca Nacional o departamento de Arquivo Nacional de Imagem em Movimento (ANIM). A função deste arquivo é recolher, restaurar, conservar, projectar, restaurar, catalogar e facultar o acesso a filmes de qualquer género ou época. Tem também como objecto recolher e tratar os dados sobre toda a produção nacional cinematográfica.

1 comentário:

Anónimo disse...

temos de la ir!