Se procuras filmes, informação ou documentos sobre o cinema português, o melhor lugar onde tal podes encontrar é na Cinemateca.
Esta instituição pública foi criada em 1948, na cidade de Lisboa onde ainda se encontra até hoje, após um conjunto de antigos documentos do Secretariado Nacional de Propaganda. O seu primeiro director foi Manuel Félix Ribeiro e a 28 de Setembro de 1958 teve lugar no Palácio Foz a primeira sessão de cinema pública.
Esta instituição pública foi criada em 1948, na cidade de Lisboa onde ainda se encontra até hoje, após um conjunto de antigos documentos do Secretariado Nacional de Propaganda. O seu primeiro director foi Manuel Félix Ribeiro e a 28 de Setembro de 1958 teve lugar no Palácio Foz a primeira sessão de cinema pública.
Entre 1973 e 1979 a Cinemateca Nacional torna-se numa divisão do Instituto Português de Cinema, ainda com a direcção de Manuel Félix Ribeiro. Com a necessidade de mais espaço para as suas actividades, o Estado adquire, em 1979, uma moradia na rua Barata Salgueiro onde em 1980 são inauguradas as novas instalações de Cinemateca Nacional onde ainda hoje a podemos encontrar.
Em 1991, João Bénard da Costa tornar-se o novo director na Cinemateca Nacional até hoje. Entre 2001 e 2002 são realizadas obras de restauração. Neste período de remodelações, matam-se algumas saudades das antigas instalações. Foi no Palácio Foz onde decorram as actividades da Cinemateca durantes aqueles dois anos.
Após as remodelações, a Cinemateca Nacional reabre na rua Barata Salgueiro com as salas de cinema renovadas e com o espaço museográfico 39 Degraus.
Temos ao nosso dispor zonas como o Museu, com o espaço museográfico 39 Degraus dividido em três salas. A Sala dos Carvalhos, onde existe uma exposição permanente com peças cinematográficas (com livros, aparelhos e fotografias), a Sala do Cupido, onde estão expostas lanternas usadas também em espectáculos, e a última a Sala 6x2 destinada a projecções cinematográficas modernas.
Têm também 3 espaços destinados à projecção de filmes, a maior sala com 227 lugares, a sala Dr. Félix Ribeiro, outra com 47 lugares com o nome Luís de Pina e um terraço para projecções de cinema ao ar livre, durante o Verão.
Podemos recolher toda a informação obre o cinema português na sua biblioteca que dispõem uma sala de consulta e outra de leitura. Têm também 3 espaços destinados à projecção de filmes, a maior sala com 227 lugares, a sala Dr. Félix Ribeiro, outra com 47 lugares com o nome Luís de Pina e um terraço para projecções de cinema ao ar livre, durante o Verão.
A última criação da Cinemateca foi a Cinemateca Júnior, em 2007, com sede nas antigas instalações da Cinemateca Nacional. Neste novo espaço as crianças têm acesso a ateliês, à exposição permanente interactiva sobre o pré-cinema e a visualização de filmes tanto para as crianças como para as suas famílias.
Faz parte da Cinemateca Nacional o departamento de Arquivo Nacional de Imagem em Movimento (ANIM). A função deste arquivo é recolher, restaurar, conservar, projectar, restaurar, catalogar e facultar o acesso a filmes de qualquer género ou época. Tem também como objecto recolher e tratar os dados sobre toda a produção nacional cinematográfica.
1 comentário:
temos de la ir!
Enviar um comentário