sexta-feira, março 13

Pintura: O Retratista

Antes de mais espero que tenham apreciado a reflexão que apresentei a semana passada, é claro, se tiverem algo a acrescentar à ideia, por favor deixem algum comentário ou sugestão.

No artigo de hoje apresentar-vos-ei uma biografia do pintor Luís Pinto Coelho, desta forma farei uma pausa entre a reflexão do artigo anterior e a próxima, para assim não apresentar as reflexões todas de seguida.

Luís Braamcamp Freire Pinto Coelho nasceu em 1942 em Lisboa e veio a falecer em Novembro de 2001, vítima de cancro. Luís Pinto Coelho destacou-se como pintor na área do retrato.

Com 17 anos entrou no curso de pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e dois anos depois mudou-se para Madrid, onde trabalhou no ateliê do seu mestre: o pintor espanhol Luís Garcia Ochoa.
Como já foi referido, o pintor destacou-se como retratista tendo feito retratos de várias personalidades, como por exemplo, do Rei D. Juan Carlos I de Espanha, e de outros membros da aristocracia portuguesa, da Amália Rodrigues, do General António Ramalho Eanes, do Belmiro de Azevedo e até do premiado José Saramago. Para além dos retratos, a obra do pintor também abrange temas como a tauromaquia, cenas populares, fantasias e temas relacionados com personagens históricas.

Luís Pinto Coelho também se dedicou a outras áreas plásticas, além da pintura, como a cerâmica, a escultura, as artes gráficas, a pintura mural, a cenografia, a decoração, a fotografia, a tapeçaria, o design e a gravura. Vários dos trabalhos plásticos do pintor estão presentes em vários locais como bancos e outras instituições.


O pintor participou em imensas exposições colectivas e realizou 54 exposições individuais, como por exemplo uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e as obras de Luís Pinto Coelho estão por todo o mundo tanto em colecções particulares com em vários museus, principal em Portugal e em Espanha.


Foi em 1980 que o pintor viu o seu trabalho reconhecido pelo Governo Português, quando foi distinguido com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Sem comentários: