sábado, janeiro 17

Cinema: A Produtora dos Anos 30


A Tobis Portuguesa foi criada no inicio dos anos trinta com o objectivo de fomentar a produção cinematográfica em Portugal.

Desde 3 de Julho de 1932, a Tobis Portuguesa dedicava-se à realização de filmes e à sua elaboração em laboratórios. Em 1955, a Lisboa Filme, uma das produtoras mais importantes, realiza uma união com a Tobis à qual os direitos dos filmes produzidos pela Lisboa Filme nas décadas de 30, 40 e 50 são atribuídos, fazendo agora parte do Catálogo de produções cinematográficas da Tobis.

Dos filmes dos quais os direitos de autor a Tobis Portuguesa possui agora, podemos destacar filmes como “A Canção de Lisboa”, 1933; “A Costa do Castelo”, 1943; “Leão da Estrela”, 1944; “Benilde ou a Virgem Mãe”, 1970 entre outros.

Ao desenrolar dos anos, a produtora portuguesa deixa a actividade de produções cinematográficas. Dedica-se então ao desenvolvimento de serviços de apoio de pré-produção. Este novo serviço, que dispõe de equipamento moderno e de profissionais especializados, permite que um cliente possa produzir trabalhos rigorosos e de qualidade, tanto em áreas com o cinema mas também na área da televisão e publicidade com a disponibilidade de apoios todo o ano, 24 horas por dia.

Recentemente, como comemoração dos 75 anos, com o intuito de melhor a divulgação dos seus serviços e trabalhos, criou um site na Internet (www.tobis.pt), um meio fortemente acedido por qualquer pessoa.

Neste site, podemos não só aceder a uma Área de Cliente, onde os visitantes tomam o conhecimento sobre todos os processos pelos quais passam os filmes, spots publicitários ou uma série televisiva. Temos também ao nosso dispor uma secção onde são apresentadas vários serviços aos quais podemos aceder. Temos outras secções onde podemos tomar conhecimento sobre as produções tanto cinematográficas, de publicidade entre outras; e também uma secção onde podemos ter acesso a notícias sobre variados temas relacionados com o cinema e a televisão.
Não só podemos aceder aos serviços da Tobis Portuguesa pelo site com também ir às suas instalações. Aqui fica um croqui com a localização de produtora.


1 comentário:

Anónimo disse...

aqui é que podiamos ir mesmo...pascoa?