quinta-feira, dezembro 25

Música: É Natal!

Boa tarde! Antes de mais, peço imensa desculpa pelo atraso na publicação deste artigo. Porém, na medida em que o artigo aborda levemente algumas músicas de Natal portuguesas, penso que surge na data correcta.
A maioria das tradições musicais de Natal, e das músicas que ouvimos nesta época, prende-se com a forte raíz católica do país. Na altura do Natal, os coros cantam louvores ao nascimento de Cristo, como por exemplo, nas músicas "Noite Feliz", entre muitas outras. Muitas destas músicas de inspiração religiosa remontam ao início do século XX.
Ainda com a intervenção corista, temos as músicas de Natal regionais, como o "Natal de Elvas" e o "Natal da Beira", que cantam as tradições da cidade, ou da região; e o clássico dos últimos anos "A todos um bom Natal", interpretado maravilhosamente pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras (coro esse que, diga-se de passagem, comemorou 50 anos de vida este ano).
Nos clássicos de Natal portugueses, que não ficam em nada atrás da qualidade dos "Jingle Bells" e "We wish you a merry Christmas" deste mundo, destaca-se ainda o genial "Natal dos Simples" de José Afonso, gravado já na segunda metade do século XX. Na letra desta canção, pode-se ouvir uma referência ao "Cantar das Janeiras", que se realiza na Noite de Reis.

Por fim, nesta época do ano ouvimos ainda versões de êxitos natalícios internacionais, e as tão em voga músicas de Natal das rádios. Este ano, destaco a música de Natal da Rádio Comercial, uma versão de "All I want for Christmas", cuja letra (extremamente divertida!) fala da realidade portuguesa em 2008, obviamente tendo o Natal como a temática principal (e a divulgação da rádio...).

Bem, desejo a todos um óptimo Natal, repleto de música e sonhos (quer aqueles que surgem de Noite, quer os feitos pela avó Genoveva)!

*Interessados em obter todas as músicas mencionadas
neste artigo, deixem o pedido nos comentários.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas festas!